Sobre o Dicionário

O Dicionário Biográfico de Cientistas, Engenheiros e Médicos em Portugal é uma publicação de acesso livre publicada pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia desde 2022.

Neste dicionário encontram-se compiladas biografias de cientistas, engenheiros e médicos portugueses (ou que trabalharam em Portugal), desde o séc. XIV até ao séc. XXI.

Apesar de serem escritas por especialistas, as biografias são dirigidas a um público alargado, onde se incluem não só académicos, mas também professores do ensino secundário, estudantes, e—de modo geral—todos aqueles que se interessam pela história da ciência, da tecnologia e da medicina em Portugal.

Para contribuir para este dicionário online, pode enviar a sua proposta depois de ver aqui as normas e o contacto.

As biografias enviadas serão revistas pela comissão editorial e por revisores externos. As biografias só serão publicadas depois de terminado o processo de revisão por pares.

As biografias são da responsabilidade dos seus autores. 

Para citar entradas deste dicionário, veja o seguinte exemplo:
Hugo Silveira Pereira, “Plácido António da Cunha Abreu,” in Dicionário Biográfico de Cientistas, Engenheiros e Médicos em Portugal (Lisboa: CIUHCT, 2022). DOI: xyz. Consultado a 27 de Julho de 2022.

Comissão Editorial (2015–2020)
Coordenação: Maria Paula Diogo e Ana Simões.
Editores: Ana Carneiro, Ana Simões, Antonio Sánchez Martínez, Cláudia Castelo, Henrique Leitão, Isabel Amaral, Maria Paula Diogo, Marta Macedo.
Equipa técnica: Ivo Louro.

Comissão Editorial (2020–2023)
Coordenação: Ana Duarte Rodrigues e Isabel Amaral.
Editores: Francisco Malta Romeiras, Hugo Pereira, Isabel Amaral.
Equipa técnica: Ana Martins.